A definição de governança corporativa segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) é “o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.
Assim, a Governança Corporativa é necessária, pois serve para aprimorar e otimizar os processos administrativos da empresa, considerando todas as tomadas de decisões de forma estratégica.
Nesse sentido, a Governança dentro de uma empresa ajuda a:
▫️Direcionar, monitorar e avaliar as etapas da gestão empresarial;
▫️Viabilizar o estabelecimento de responsabilidades nas estruturas organizacionais;
▫️Otimizar a tomada de decisões de forma estratégica;
▫️Analisar riscos de mercado;
▫️Aumentar a rentabilidade de uma empresa;
▫️Tornar processos internos mais eficazes;
▫️Padronizar periodicamente fluxos na equipe;
▫️Garantir a transparência nos processos administrativos;
▫️Gerar confiança em todos as partes interessadas no negócio (stakeholders).
Dessa forma, ter uma boa Governança Corporativa é dirigir a sua empresa de forma mais segura e com estratégia, aprimorando-a e ajudando-a no seu dia a dia e nas tomadas de decisões.
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