O significado do termo compliance tem relação com a conduta da empresa e sua adequação às normas dos órgãos de regulamentação e legislações.
Esse conceito abrange todas as políticas, regras, normas e controles internos e externos aos quais a organização precisa adequar aos seus processos.
Compliance visa gerar valor ao negócio e assegurar a sobrevivência da empresa, minimizando os impactos financeiros, legais e de imagem ocasionados por fatores como:
▫️Ausência de orientações normativas;
▫️Desalinhamentos às legislações aplicáveis;
▫️Falta de ferramentas preventivas adequadas;
▫️Falhas na gestão de processos;
Além disso, visa garantir o fiel cumprimento dos instrumentos normativos internos. Afinal, somente desta forma a empresa estará em compliance ambiental, trabalhista, financeiro, de segurança do trabalho, operacional, contábil etc.
💡Compliance nas empresas é uma urgência para se adequar à demanda por mais transparência, responsabilidade e honestidade com clientes, parceiros e a sociedade de modo geral.
#compliance #compliancenasempresas #compliancetributario #compliancetrabalhista #compliancefinanceiro #complianceempresarial